30 horas psicólogos: Caravana à Brasília
Nesta quinta-feira uma caravana, organizada pelo Sindicato dos Psicólogos, seguiu para Brasília para participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado sobre o PLC 150/2009, que institui a redução da jornada de trabalho do psicólogo para 30 horas semanais. A AASPTJ-SP esteve representada pelos diretores Maria Helena Correa, Paulo Eduardo Bezerra e Magda Melão, além de alguns associados.
A senadora Marta Suplicy (PT), relatora do PL, e outros parlamentares presentes na sessão manifestaram apoio à luta.
Os profissionais presentes destacaram a necessidade de um Projeto de Lei federal que assegure a jornada reduzida aos psicólogos a fim de reduzir as discrepâncias de tratamento entre trabalhadores da saúde e outras áreas.
Os debatedores presentes foram unânimes quanto aos benefícios trazidos pela aprovação do projeto. Leis que fixam uma carga-horária menor permitem ao profissional dedicar-se a cursos de qualificação, à família ou a atividades de lazer e cultura, o que refletirá na melhoria do atendimento prestado. Para eles, a promoção do bem-estar dos profissionais é positivo para a população, que terá a sua disposição um serviço mais qualificado. A senadora Marta Suplicy alertou ainda para o desgaste físico e emocional do psicólogo, que está sempre em contato com problemas trazidos pelos pacientes.