AASPTJ-SP na semana do trabalhador em Marília
No dia 04 de maio, a segunda secretária, Mônica Carteiro, e a conselheira fiscal, Mônica Giacomini, participaram do evento promovido pelo Serviço Psicossocial Clínico de Marília, que abordou diversos temas de interesse dos trabalhadores, apresentados por especialistas, dentre eles a Dra. Renata Paparelli, professora e supervisora de estágios em Saúde do Trabalhador e doutora em Psicologia Social.
Também estiveram presentes Dirceu Lopez, representante da ASSOJURIS em São Paulo, e Maurício Queiroz, presidente da AFFOCOS. O companheiro Hugo Coviello, da ASSOJUBS, não pôde comparecer devido a compromissos da entidade na comarca de Santos.
Na ocasião, foi divulgada a pesquisa Saúde e Trabalho no Tribunal de Justiça de São Paulo: um estudo qualitativo das condições de vida e trabalho e suas repercussões na saúde mental e física de funcionários. A pesquisa, feita em parceria com as quatro entidades, e coordenada pela socióloga Agda Delia, com a consultoria da Dra. Edith Seligmann-Silva, possibilitará conhecer mais profundamente aspectos do trabalho que podem provocar desgaste e sofrimento, o que muito contribuirá para a fundamentação de nossas reivindicações junto à direção do TJ.
Na palestra sobre condições de trabalho e adoecimento, a Dra. Renata contextualizou as questões vividas pelos trabalhadores e reforçou a importância de que elas sejam enfrentadas coletivamente, pois a força do movimento organizado pode transformar o sofrimento que paralisa em força impulsionadora de movimento. É nesse sentido que iniciativas como a da pesquisa favorecem o resgate de nossa potência.