strict warning: Declaration of views_handler_filter_node_status::operator_form() should be compatible with views_handler_filter::operator_form(&$form, &$form_state) in /home/aasptjsporg/public_html/antigo/sites/all/modules/views/modules/node/views_handler_filter_node_status.inc on line 0.

AASPTJ-SP participa do programa “Fortalecimento da gestão dos programas de acolhimento institucional”

Autor: 
Rita de Cassia Oliveira, suplente do Conselho de Representantes

Após dois anos, dando continuidade ao processo desenvolvido em 2007 na cidade de São Paulo, em 11 de agosto, no Shopping Light, centro da cidade, ocorreu o 1º encontro com os grupos regionais que participaram dos seminários para resolução de abrigos do CMDCA em 2007.  

A continuidade dessa ação está sendo possível diante da aprovação pelo FUMCAD em 2009 do projeto intitulado Fortalecimento da gestão dos programas de acolhimento institucional que tem apoio do Credit Suisse e que será coordenado pelo NECA, com o apoio de um Comitê de Parceiros, dentre eles a AASPTJ-SP, que se fará representar por meio da associada Rita de Cássia Oliveira (suplente do Conselho de Representantes) e de Catarina Volic (do Conselho Fiscal da AASPTJ-SP). 

O tema central dos encontros será o acolhimento institucional, à luz das novas normativas do CONANDA, da SEDH e do MDS, nomeadamente: o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, As Orientações Técnicas para Programas de Acolhimento Institucional, a Lei da Adoção e a nova Resolução de Abrigos que será brevemente aprovada pelo CMDCA - SP.  O primeiro encontro, sem tempo hábil para participação ampla da rede, contou com um número mais reduzido de participantes. Mas, ficou evidente a intensa expectativa de dar continuidade à discussão das normativas em vigor e da articulação da rede para efetivação da convivência familiar e comunitária em nosso município. 

Foi possível constatar que mesmo que ainda se mantenham as questões estruturais que ainda impedem a reintegração familiar, os atores do sistema de garantia de direitos avançaram bastante, principalmente na articulação e troca entre os parceiros.  

Nesta continuação do processo, o comitê pretende envolver novamente gestores e coordenadores de programas e projetos de acolhimento institucional, profissionais do Sistema de Justiça, conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e membros das SAS regionais em seis encontros, de agosto a outubro, onde espera-se reunir, ao todo, cerca de 280 pessoas. 

Quatro encontros serão voltados ao fortalecimento das redes mapeadas e criadas durante os seminários de 2007. Neles pretende-se perceber o impacto das recentes normativas (o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, Orientações Técnicas para Acolhimento Institucional e a Lei Nacional de Adoção) no cotidiano das redes e discutir estratégias para sua implementação. A partir dessa nova mobilização, espera-se trazer mais participantes para dois grandes seminários – em setembro e outubro, nos quais o debate deve alcançar um público mais amplo.  

Para relembrar o histórico de 2007 e a proposta de retomada desse processo emblemático para reordenamento institucional em todo o País, haja vista que o município de São Paulo agrega o maior número de entidades de acolhimento e de população abrigada, consulte o site www.neca.org.br. Retomem sua participação e atentem para o cronograma!


Você é um protagonista importante nessa retomada! Participe e atente para a programação:


 


 


 


 


 


Bookmark and Share