AASPTJ-SP visita Fórum da Penha
No último dia 24 a primeira secretária, Eunice Fávero, a suplente do conselho fiscal Magda Melão, e as assessoras Vilma Regina da Silva e Lourdes Manso Presto, representaram a Associação em visita ao Fórum Regional da Penha.
Participaram da reunião as assistentes sociais: Shirley Beatriz Semana, Adriana Folchi Amorim, Ana Lucia Marques Manente, Eliana Teixeira Bin, Magaly Coscioni, Luiza Nabeshima e Olívia nascimento.
A primeira questão abordada durante o encontro foi sobre o convênio médico Unimed. Ana Lucia apontou a demora na liberação de senhas como um dos grandes problemas enfrentados pelos associados. As assistentes sociais também demonstraram preocupação quanto ao reenquadramento de faixas etárias que deve ser feito pela Unimed ainda neste ano.
Lourdes explicou que o reenquadramento é uma exigência legislativa da Agência Nacional de Saúde (ANS) e que está sendo aplicado à todas as operadoras de saúde, não apenas à Unimed. “A AASPTJ-SP está em permanente negociação e acompanhando o trabalho da Fesp (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo) para que o impacto seja o menor possível ao associado”, explicou Lourdes.
A assessora também falou sobre o trabalho realizado pelo Geia, consultora de seguros contratada pela Unimed para auxilio na gestão de convênios. De acordo com Lourdes, a sinistralidade (índice indicativo da diferença entre os custos e a receita da operadora) da Associação já chegou a atingir a marca de 140% (o índice considerado ideal é perto dos 75%). Atualmente nossa sinistralidade está em 93%. “Um dos fatores que auxiliou a queda deste índice é o fato de nosso usuário passar a realizar mais exames de prevenção”, disse.
Após as explicações a respeito de convênios, Eunice falou um pouco sobre as atividades da Associação. A diretora contou sobre o Planejamento Estratégico realizado no inicio da atual gestão e os quatro Grupos de Trabalho (Comunicação, Articulação, Condições de Trabalho e Autonomia Financeira) formados na ocasião e que têm norteado os trabalhos realizados. Eunice apontou para a importância dos associados de se inteirarem destas atividades e ter o seu e-mail cadastrado para receberem periodicamente informações sobre as ações da AASPTJ-SP.
Por fim, discutiu-se questões políticas, como a campanha salarial e o Plano de Cargos e Carreiras. Eunice, Magda e Vilma deram informes sobre as dificuldades de negociação entre as entidades representativas dos servidores e o Tribunal de Justiça. Também falaram sobre projetos da Associação como, por exemplo, o Grupo de Trabalho Demanda x Capacidade de Trabalho e o Projeto de Lei de criação de cargos para o interior.