AASPTJ-SP visita região de Assis/Marília
No último dia 10 de fevereiro, as diretoras Maria Helena Correa, primeira secretária; Esther A. K. Katayama, primeira tesoureira e a assessora Wanderli Caruso, participaram de visita a associados da região de Assis e Marília, contando com 29 participantes das cidades de Assis, Marília, Maracaí, Quatá, Ipauçu, Candido Mota, Garça, Gália, Pompéia, Paraguaçu Paulista.
Maria Helena esclareceu que o objetivo da visita era a integração e conscientização por parte dos associados da atual situação da entidade, do contexto político que estamos vivendo e a necessidade de repensamos a organização e o Estatuto da AASPTJ-SP. Passou a explanar as principais ações da Associação, incentivando a participação e discussão entre os presentes.
Foi enfatizada a necessidade de estudos e reflexão sobre os rumos da AASPTJ-SP e de seu Estatuo em virtude das aposentadorias e diminuição de seu corpo de associados; da dificuldade da garantia de reposição do quadro através de concursos e contratações; da Reforma Sindical e a problemática da representação em mesa de negociação. As alternativas apresentadas envolviam desde a aproximação junto às entidades sindicais e associações de caráter nacional já existentes, como a criação de uma entidade nacional que representasse os anseios dos trabalhados da área Social e da Psicologia nos Tribunais de Justiça.
Os associados foram incentivados a participarem das várias frentes de trabalho e de enfrentamento da associação através de Grupos de Trabalho (GTs) dos seguintes assuntos: 30hs da Psicologia, Ações políticas (entidades, TJ), AASPTJ nacional, Capacitação (cursos supervisão, assessoria), Condições de Trabalho (pesquisa da Saúde), Aposentados.
Posteriormente foi desenvolvida atividade expositiva de reflexão sobre Estudos Técnicos e Novas Modalidades de Prova (Inquirição) através de palestra feita por Esther Katayama. A partir do contexto histórico em que se insere a inquirição no âmbito judicial brasileiro, questionou-se o Projeto do TJ de São Paulo e as questões técnicas e éticas envolvidas na participação de assistentes sociais e psicólogos judiciários, bem como a posição dos Conselhos Federais das duas categorias.
A agenda de visitas prossegue ao longo dos próximos meses. Entendemos que é de fundamental importância que os associados e colegas do Tribunal de Justiça participem, opinem, debatam estas questões para a construção de uma identidade profissional e de uma entidade que faça frente às inúmeras lutas técnicas e éticas no contexto atual!
PRÓXIMAS VISITAS:
24.02 (sexta-feira) – 13h00 região de Jundiaí e Campinas
09.03 (sexta-feira) – 9h00 região de Barretos
16.03 (sexta-feira – 8h30 região de Ribeirão Preto