Biblioteca: Novas aquisições

Autor: 
Ana Carolina Rios

Os andaimes do novo voluntariado
Márcia Pereira Cunha
Cortez Editora

O novo voluntariado – como chamaremos o trabalho voluntário tal como ele aparece caracterizado publicamente a partir da metade dos anos 1990 – é uma construção. Não é resultado da soma de sentimentos cívicos individualmente gestados Essa construção foi tomada em dois sentidos. O primeiro diz respeito às relações entre atores sociais que se reuniram para lhe dar a sustentação que o manteve no horizonte público com a visibilidade que alcançou. O segundo refere-se à sua aparência de novidade, isto é, à elaboração de um discurso institucional que deu forma a esse novo voluntariado, atribuindo-lhe qualidades, descrevendo suas formas passadas, identificando-o a valores, posicionamentos e atitudes determinados.


 


Projeto político institucional do atendimento socieducativo no Pará
Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap)
Volume I – A mudança de conteúdo e a mudança de método
Volume II – Parâmetros e procedimentos do atendimento socioeducativo

Doação de: Euniciana Peloso da Silva, assistente social e ex-presidente da Funcap


As orientações para a execução do atendimento socioeducativo no Pará estão concretizadas no Plano Político Institucional (PPI), que a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará acaba de concluir. O documento, publicado em dois volumes, começou a ser desenvolvido por gestores e técnicos da instituição responsável por executar as medidas socioeducativas no estado do Pará, a Funcap.O PPI propõe um novo modelo de ações socioeducativas, baseado no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como exemplo, “a substituição de práticas correcionais repressivas por práticas correcionais educativas” (página 16, vol. 1).


Fundo público e seguridade social no Brasil
Evilasio Salvador
Cortez Editora


Este livro é um alimento intelectual e político para os que estão inquietos com o Brasil que temos, tão distante das aspirações democrático-populares da redemocratização brasileira. Nele encontraremos, a partir de uma pesquisa empírica rigorosa do orçamento público e uma análise crítica consistente e lúcida, nexos causais para a contrarreforma tributária silenciosa que vem sendo levada a cabo no país, que favorece os ricos e desfinancia as políticas sociais, em especial seu núcleo de proteção mais significativo: a seguridade social (Elaine Behring).



Bookmark and Share