CRP-SP ingressa como amicus curiae da Organização CONECTAS, contra o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD)
Fonte :
CRP-SP O CRP 06 manifestou-se quanto à solicitação da organização CONECTAS Direitos Humanos, de emissão de Parecer sobre danos para a saúde mental e para o equilíbrio psicológico que o isolamento prolongado em solitárias pode ocasionar às pessoas submetidas a este, especialmente, no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Adicionalmente, ingressou como amicus curiae da Organização CONECTAS Direitos Humanos, em Ação Direta de Inconstitucionalidade, quanto ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).
Destaca-se que o CRP 06 tem sido reconhecido por suas contribuições na garantia da defesa dos Direitos Humanos e Políticas Públicas. Assim, é contrário a qualquer modelo de encarceramento para responder às questões sociais.
Contudo, o sistema prisional existe no Brasil, e ações como as descritas acima são primordiais, tendo em vista que o RDD é aplicado no Estado de São Paulo em várias unidades prisionais e tem se mostrado totalmente ineficaz, afrontando diretamente os Direitos Humanos e os princípios éticos e técnicos da Psicologia como Ciência e Profissão.