Encontro de assistentes sociais e psicólogos da área sociojurídica da 6ª Região Administrativa de Ribeirão Preto
No dia 27 de novembro a Associação promoveu uma reunião em Ribeirão Preto com as equipes técnicas da região, tendo comparecido associados das cidades de Bauru, Brodowski, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Rio das Pedras, Guariba, São Carlos, Pitangueiras, Guará, Américo Brasiliense, Araraquara, Ituverava, Pirangi e Monte Alto.
Na ocasião, a AASPTJ-SP se fez representar pela primeira secretária, Maria Helena Correa e pela conselheira fiscal Claudia Anaf, acompanhadas da assessora de diretoria, Vilma Regina da Silva e da assessora jurídica, Sonia Guerra.
No inicio da reunião Maria Helena , e as assistentes sociais Carine Mendes de Abreu (Ituverava) e Fernanda Tonus de Melo Furtado, que compõem o Conselho de Representantes agradeceram a oportunidade de participar do debate sobre temas importantes para os associados, convidando os novos servidores presentes para se associarem e participarem das lutas em prol dos direitos de assistentes sociais e psicólogos do TJ.
Maria Helena apresentou a pauta da reunião, com os seguintes temas:
- O Cotidiano de Trabalho no TJ-SP e a repercussão na vida dos assistentes sociais e psicólogos – Devolutiva da Pesquisa Saúde, organizada pela AASPTJ-SP em parceria com outras entidades representativas dos servidores do Judiciário – Esta palestra foi ministrada por umas das pesquisadoras organizadoras do trabalho: Agda Delia;
- A organização judiciária, atribuições, provimentos e informes sobre SPPREV – Fala de Vilma Regina da Silva;
- Aspectos jurídico e éticos e sua repercussão nos documentos escritos e exposição sobre a autonomia técnica em procedimentos exemplificando a Escuta Especial – Fala da assessora jurídica Sonia Guerra.
Vilma Regina apresentou importantes informações sobre a estrutura do TJ e outros assuntos de interesse funcional dos servidores, como plano de cargos, remoção e estrutura das verbas percebidas pelos servidores. Claudia Anaf falou sobre laudos psicológicos e os cuidados que devem ser observados pelo profissional na sua elaboração. Sonia Guerra apresentou um resumo das ações judiciais referentes ao SPPREV , Sexta Parte, Adicional de Qualificação e processos éticos. A socióloga Agda Delia encerrou a reunião apresentando o resultado da pesquisa sobre adoecimento dos servidores lotados no TJ.
Além das palestras, a Associação também passou um vídeo com a fala da presidente, Elisabete Borgianni, sobre a importância da qualidade do serviço prestado à população e o respeito aos saberes das profissões em diferentes espaços da área sociojurídica. Ela fez uma breve análise das lutas promovidas pela Associação em favor das duas categorias.
Por fim, realizamos um debate em roda de conversa com a rede de proteção e Sistema de Justiça e sobre a organização política dos assistentes sociais e psicólogos – Falamos sobre a organização e o trabalho da AASP BRASIL (Associação Nacional dos Assistentes Sociais e Psicólogos da Área Sociojurídica).