Encontro de assistentes sociais e psicólogos da Região Administrativa de Assis
No último dia 14 de abril, ocorreu em Assis o Encontro de assistentes sociais e psicólogos, que abrangeu profissionais destas áreas e que atuam nos fóruns das circunscrições de Assis e Ourinhos. Estiveram ainda presentes técnicos que atuam na rede de proteção socioassistencial (CRAS, CREAS, atendimento socioeducativo), tanto do município de Assis quanto de outros municípios da região, além da presença de uma representante do CRP – subsede de Assis.
O objetivo do encontro foi promover, além de uma aproximação da diretoria da AASPTJ-SP com os associados, um momento de discussão de temas relevantes, pertencentes à rotina que enfrentam os Setores Técnicos, como a crescente demanda e exigências cada vez maiores, aliado a uma falta de incentivo, tanto em remuneração quanto em condições de trabalho, as quais se refletem em espaço inadequado e falta de capacitação frente às novas atribuições. Estes pontos foram levantados pelos participantes do encontro.
A mesa organizadora foi composta pelo representante da AASPTJ-SP em Assis, Bruno Amaral dos Santos; Maria Helena Correa, primeira secretária; Cláudia Anaf, da diretoria; Sonia Guerra, assessora jurídica; e Nanci Kurata, da diretoria da AASP Brasil. Eles trataram de assuntos como a importância da união da categoria para se buscar melhorias das condições de trabalho; as ações já realizadas e as em curso da Associação; a produção de documentos escritos e suas repercussões; além de ouvirem dos participantes dúvidas, críticas e sugestões para direcionar os trabalhos da associação. A presidente da AASPTJ-SP, Elisabete Borgianni, gravou um vídeo para expor a importância do evento e da qualidade do nosso papel profissional.
Aos profissionais da rede, foi apresentado a AASP Brasil. Devido ao tempo e à riqueza das discussões realizadas durante todo o dia, não foi possível aprofundar e ouvir dos técnicos da rede as suas demandas e demais questionamentos, sendo que eles demonstraram posteriormente que necessitariam de um momento específico para que sejam tratados assuntos pertinentes às suas realidades.
Apesar deste ponto, o evento foi considerado positivo. A organização e os temas abrangeram, de forma geral, as expectativas dos participantes, que ficaram satisfeitos e solicitaram mais momentos como este, em que podem compartilhar angústias, dúvidas e experiências, tanto com os colegas de outros municípios, quanto com a diretoria da AASPTJ-SP.