Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogos da Região de Marília
No último dia 15 de abril ocorreu em Marília o Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – 31ª Circunscrição, que abrange as comarca de Marília, Gália, Garça e Pompéia.
O objetivo do encontro foi o de promover a aproximação da diretoria da AASPTJ-SP com os associados e discutir temas relevantes à rotina dos profissionais, como a crescente demanda e exigências cada vez maiores, aliadas a uma falta de incentivo, tanto em remuneração quanto em condições de trabalho. Na oportunidade, Maristela Colombo e Maria Abigail Farinazzi, representantes da Associação na região falaram sobre as atividades recentes da AASPTJ-SP, tais como as lutas dos assistentes sociais e psicólogos nomeados após 1º de junho de 2007 e que ficaram excluídos da SPPREV, luta pela revalorização da gratificação judiciária e equiparação da gratificação judiciária dos técnicos à dos servidores da área da saúde do TJ-SP, luta pela a contratação de novos profissionais, luta contra adoção de práticas de escuta de crianças e adolescentes vitimas de violência e a instalação de salas por todo o estado sem o devido debate com as categorias a respeito do projeto que é tão controverso, e a solicitação ao TJ de acesso às avaliações da Coordenadoria da Infância e Juventude do projeto piloto implantado no TJ-SP.
O evento contou com a presença de Claudia Anaf, psicóloga aposentada e membro da diretoria da AASPTJ-SP, que fez uma explanação sobre documentos escritos na psicologia. Em seguida Sonia Guerra, assessora jurídica, falou sobre os aspectos jurídicos e éticos e sua repercussão nos documentos escritos, sobre a autonomia técnica nos procedimentos e, ainda, sobre as ações impetradas pela Associação e outras de interesse dos profissionais.
Foi exibido um vídeo da presidente, Elisabete Borgianni, falando da importância da qualidade do serviço prestado à população e o respeito aos saberes das profissões nos diferentes espaços sócio ocupacionais.
Estiveram presentes no evento representantes das redes de proteção socioassistencial e sociojurídico do município de Marília. Aos profissionais da rede foi apresentado a AASP Brasil, por Maria Helena Correa e Nanci Kurata, membros da diretoria, com esclarecimentos sobre o que é essa organização e a que veio.
Houve participação expressiva e interativa dos presentes em todos os momentos do evento, que foi considerado positivo. A organização e os temas abrangeram, de forma geral, as expectativas dos participantes, que ficaram satisfeitos e solicitaram mais momentos como este, em que podem compartilhar angústias, dúvidas e experiências, tanto com os colegas de outros municípios, quanto com a diretoria da AASPTJ-SP.