Está criada a Associação Nacional dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Sociojurídico

Autor: 
Ana Carolina Rios


Durante o V Encontro Estadual dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a AASPTJ-SP realizou uma assembleia geral com a pauta única de criação da Associação Nacional dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Sociojurídico.

Participaram assistentes sociais e psicólogos da área sociojurídica de 11 Estados: São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Espirito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Amapá, Rondônia e Maranhão.

Elisabete Borgianni, presidente da AASPTJ-SP, pontuou um breve histórico de como surgiu a ideia da criação de uma entidade nacional. Trouxe para reflexão a preocupação com o contexto político atual com a iminência de uma reforma sindical, a constante ameaça de terceirização no sociojurídico e a falta de realização de concursos, dificuldades enfrentadas em todo o País. Em seguida, a assessora jurídica, Sonia Guerra, explicou o que é necessário juridicamente para a criação da associação nacional. Por fim, a primeira tesoureira, Esther Katayama, expôs os objetivos e finalidades da nova entidade.

Por votação dos presentes, a Associação Nacional dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Sociojurídico foi aprovada por unanimidade. Em seguida, foi eleita a diretoria provisória, que será responsável por formatar o estatuto da instituição e suas primeiras ações.

Veja a composição da diretoria provisória:

Presidente: Maria Helena Correa – Assistente Social - TJ-SP
Vice-Presidente: Robson José da Silva Campos - Psicólogo – TJ-MG
1° Secretário: Eduardo Campos de Almeida Neves - Psicólogo - TJ- SP
2°Secretária: Fernanda L. Camargo – Assistente Social - PR
1ª Tesoureira: Angela Aparecida dos Santos - Psicóloga - Fundação Casa - SP
2ª Tesoureira: Ana Claudia S. Junqueira Burd - Psicóloga - Sete Lagoas - MG

Conselho Fiscal

Fátima Elizete Zanoni Mastelini – Assistente Social - Panorama – TJ-SP
Carmem Lúcia Nunes da Silva – Assistente Social – TJ-RJ
Maria Tereza Carvalho Valverde – Assistente Social – TJ-BA

Conselho Consultivo
Vera Lúcia de Jesus Farah – Assistente Social - RO
Rafaela Vaentim Carvalho - Psicóloga - PE
Luciana Rocha Lopes - Psicóloga - CREAS - ES
Thayane Carolina de Almeida - Psicóloga - Londrina - PR

Suplentes do Conselho Consultivo

Jacqueline Pereira de Sousa - Psicóloga - TJ-AP
Fernanda Lopes Ribeiro – Assistente Social - Cariacica - ES
Juvanira Mendes Teixeira – Assistente Social – Sistema Prisional - PR

GRUPO DE APOIO
Claudia Anaf - Psicóloga - TJ-SP
Marinalva de Oliveira Tozzi – Assistente Social - Fundação Casa-SP
Célia Laura Trento – Assistente Social - TJ-SP
Lucivani Brondi – Assistente Social - TJ-SP
Nanci Kurata – Assistente Social - TJ-SP
Neide Rodrigues Torres – Assistente Social - representando os aposentados
Genecy Duarte – Assistente Social - TJ-SP
Andiara Loeffler Gezoni - Psicóloga - TO
Fernanda Tonus – Assistente Social - TJ-SP
Cassiana Franco – Assistente Social – TJ-SP

No dia 13 de novembro, segundo dia do V Encontro, ocorreu a primeira reunião da nova associação para primeiras deliberações. Os diretores e Grupo de Apoio comprometeram-se a divulgar a associação em seus Estados. Foi agendada uma reunião para o início de março.

Mensagem da presidente da Diretoria provisória:

“É com grande alegria que venho compartilhar com todos que no evento de comemoração dos 20 anos da AASPTJ-SP, foi criada a Associação Nacional de Assistentes Sociais e Psicólogos  da área sociojuridica

(Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Sistema de Cumprimento de Medidas Socioeducativas, Sistema Prisional), com a participação de 11 Estados da nossa Federação, que compuseram a sua Diretoria Provisória.

Como é sabido por todos, o nascedouro desta associação surgiu como uma resposta dos nossos associados  frente ao cenário conjuntural da Reforma Sindical que se avizinha, para manter as nossas categorias representadas em mesa de negociação junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo. E agora em âmbito nacional, propõe-se a representar interesses técnicos e políticos dos profissionais junto à Câmara Federal, ao  Senado, ao Superior Tribunal de Justiça, ao CNJ, aos Conselhos de Direitos  (CNAS, CONANDA, etc), ao Conselho Federal de Serviço Social-CFESS e Conselho Federal de Psicologia-CFP, e demais órgãos nacionais.

Parabéns por este mais caminho histórico que as nossas profissões traçaram pela luta intransigente de direitos da classe trabalhadora e da população por nós atendida, rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.  Esta esperança produziu em nós a crença traduzida aqui na canção do Chico: "Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender!"

Maria Helena Corrêa, presidente da diretoria provisória da associação nacional


Bookmark and Share