Garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Sistema Judiciário
No dia 24 de novembro, a segunda secretária, Mônica Carteiro, representou a AASPTJ-SP no evento "Garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Sistema Judiciário: medidas protetivas e dilemas éticos", promovido pelo CRESS-SP e pelo Núcleo de base CRESS.
Mônica falou a respeito da escuta judicial e o trabalho dos psicólogos no TJ-SP. Participou da mesa a assistente social judiciário da vara da Infância e Juventude de Osasco Áurea Fuziwara que discorreu sobre o tema “Trabalho e compromisso ético-político do assistente social: a questão da escuta na intervenção profissional”. O debate contou com profissionais da área da saúde, Creas, Tribunal de Justiça, Guarda Metropolitana, entre outros, e suscitou reflexões e esclarecimentos sobre o projeto que o Tribunal de Justiça está implantando e as implicações técnicas e éticas da escuta judicial.
Considerando a complexidade do tema, eventos como esse são de extrema importância para que todos os profissionais engajados desenvolvam uma visão crítica, que considere o compromisso ético-político de ambas as profissões.