strict warning: Declaration of views_handler_filter_node_status::operator_form() should be compatible with views_handler_filter::operator_form(&$form, &$form_state) in /home/aasptjsporg/public_html/antigo/sites/all/modules/views/modules/node/views_handler_filter_node_status.inc on line 0.

Juiz da Infância e Juventude atende 1 milhão em São Paulo

Uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo (09/04) trouxe a tona a situação da Infância e Juventude no Poder Judiciário de São Paulo. Um único juiz atende cidades com mais de um milhão de habitantes. A constatação faz parte de relatório inédito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo especialistas, o ideal é um juiz para no máximo 200 mil moradores e com dedicação exclusiva. Em cidades como Guarulhos e Campinas, um único magistrado é responsável pelo atendimento da Infância e Juventude.

O TJ-SP admitiu o problema e afirmou que neste ano deve investir R$ 10 milhões nessa área. Segundo o coordenador da Infância e Juventude, desembargador Antonio Carlos Malheiros a prioridade é a contratação de servidores do Setor Técnico. “Vamos trazer mais assistentes sociais e, mais psicólogos, ou não vamos conseguir mais trabalhar. Vai fechar”, afirmou.

De acordo com o relatório do CNJ, “as equipes que estiveram em São Paulo não acreditaram no que encontraram. Cartórios com poucos funcionários e juízes sobrecarregados.”

De acordo com o Tribunal, em todo o Estado são 34 varas especializadas, com dedicação exclusiva. Ou seja, na maioria das cidades os juízes acumulam outras áreas de atuação. Isso acarreta no descumprimento de ações previstas no ECA.


Bookmark and Share