Mais um Projeto de Lei para aumentar internação de adolescente em conflito com a lei

Fonte : 
Agência Câmara

O Projeto de Lei 241/07, do deputado Paulo Maluf (PP-SP), aumenta o prazo máximo de internação do adolescente em conflito com a lei de 3 para 20 anos, e o limite de idade para a liberação compulsória de 21 para 38 anos. Segundo Maluf, a legislação vigente "não oferece resposta social e jurídica adequada à prática de atos infracionais graves".


O deputado pretende conferir ao juiz, nesses casos de infrações graves, competência para proferir sentenças mais rigorosas. "O atual limite permite a um adolescente que praticou latrocínio um tratamento idêntico ao do que cometeu um roubo, pois o período excessivamente pequeno da pena não possibilita uma correta individualização da medida socioeducativa", argumenta Maluf. O projeto altera o artigo 121 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90).


O projeto, que tramita apensado ao PL 2847/00, será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente, deverá ser votado pelo Plenário.


Bookmark and Share