O Exercício Profissional do Serviço Social e a Proteção de Direitos de Crianças e Adolescentes

Autor: 
Monica Carteiro, segunda secretária

Em 28 de junho, a vice-presidente, Maria Helena Correa, a segunda secretária, Mônica Carteiro, e a assessora Vilma Regina da Silva representaram a AASPTJ-SP no Encontro Temático “O Exercício Profissional do Serviço Social e a Proteção de Direitos de Crianças e Adolescentes”, promovido pela Seccional São José dos Campos do CRESS 9º Região/SP.  

Na ocasião, foi divulgado o livro “Violência sexual e escuta judicial de crianças e adolescentes: a proteção de direitos segundo especialistas”, organizado pela AASPTJ-SP e pelo CRESS-SP.

Essa foi mais uma oportunidade de fomentar a reflexão dos profissionais sobre as possibilidades e os limites da atuação junto a crianças e adolescentes, especialmente aqueles que têm seus direitos ameaçados ou violados. O vice-presidente do CRESS/SP, Marcos Valdir dos Santos, apresentou as Resoluções do conjunto CFESS/CRESS como instrumentos técnico-políticos que norteiam o projeto profissional dos assistentes sociais e também a sua prática cotidiana.

Aurea Satomi Fuziwara doutora em Serviço Social e assistente social judiciário, e Mônica Carteiro, psicóloga judiciário, abordaram, segundo a ótica de suas profissões, as diferenças entre escuta e inquirição, bem como as implicações éticas de procedimentos que tem a pretensão de descobrir a verdade real, acabar com a revitimização e responsabilizar os abusadores, tal como os que estão previstos no Protocolo de São Paulo.     

O debate após a apresentação revelou que o tema é complexo e demanda mais discussões com os profissionais dos diversos segmentos de atendimento a crianças e adolescentes vitimizados. Nesse sentido, a contribuição do livro é valiosa por oferecer pareceres de especialistas do Direito, do Serviço Social e da Psicologia.


Bookmark and Share