strict warning: Declaration of views_handler_filter_node_status::operator_form() should be compatible with views_handler_filter::operator_form(&$form, &$form_state) in /home/aasptjsporg/public_html/antigo/sites/all/modules/views/modules/node/views_handler_filter_node_status.inc on line 0.

OcupeAlesp: Criação de Frente Parlamentar Antimanicomial

Autor: 
Monica Ferrero
Fonte : 
Agência Alesp

Vera Massaro/Agência Alesp 

A AASPTJ-SP, representada pela presidente, Elisabete Borgianni, pela primeira secretária, Maria Helena Correa, pela segunda secretária, Mônica Carteiro, pela conselheira fiscal Magda Melão e por alguns associados, esteve nesta quinta-feira em audiência pública na Alesp pela instalação de uma Frente Parlamentar Antimanicomial. O evento foi coordenado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) e também foi chamado de OcupeAlesp.

Giannazi manifestou apoio à criação da frente, que deverá atuar em defesa da saúde mental humanizada, que respeite as diretrizes da reforma psiquiátrica, aprovada em 2001, que nunca foi totalmente implementada.

O movimento OcupeAlesp, congregado na Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo, tinha como objetivo entregar aos deputados paulistas uma carta, propondo, além da frente parlamentar, o avanço na "reforma sanitária e na reforma psiquiátrica antimanicomial no Estado, defendendo o direito à saúde a partir dos princípios do SUS, discutindo e apresentando proposições e ações frente aos desafios da atualidade". Na carta, são elencadas 18 prioridades.

As entidades também se posicionam contra a higienização e a internação compulsória que estão sendo levados a cabo na região central da capital, conhecida como Cracolândia. Pedem também que não haja financiamento público das comunidades terapêuticas, por entenderem que elas representam a volta dos manicômios e da assistência baseada na exclusão social.


Bookmark and Share