Pós-graduação à distância: Acolhimento institucional e familiar – Estratégias para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Proposta

A política de atendimento a criança e ao adolescente, enquanto política pública vem passando por transformações a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, apontando para a superação de práticas clientelistas e adultos centrica para uma prática centrada na proteção integral e cidadão de direitos fundamentais e sociais. A PUC/PR, ao ofertar este Curso, colabora para a qualificação teórico-metodológica, dos profissionais que atuam em programas e projetos relacionados à garantia do direito a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de risco social ou aptas a serem adotadas. O curso vai agregar conhecimentos para que os profissionais venham a intervir na política de atendimento a criança em situação de a colhimento institucional e familiar. O aprimoramento profissional aumentará as possibilidades de se inserir no mercado de trabalho, mormente no setor público e ONG, que sente de forma mais intensa a necessidade de adaptar-se ao que o ECA, a Lei da Adoção, o Plano Nacional de Convivência Familiar e as Normas Técnicas de Funcionamento dos Serviços de Acolhimento (CNAS e CONANDA), o Sistema Único da Assistência Social SUAS especificamente no serviço de Alta Complexidade apontando soluções possíveis para crianças e adolescentes afastados de sua família de origem. Na atualidade, os governos Federal, Estaduais e Municipais, estão sendo orientados pela legislação e documentos normativos para reorganizar os serviços de Acolhimento Institucional e Familiar para crianças e adolescentes promovendo a implantação de outras modalidades para que a situação do acolhimento possa ter no mínimo a execução exigida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e as Normativas Técnicas de funcionamento do serviço de acolhimento e o investimento do Sistema Único da Assistência Social no sentido de atender a comunidade local com os Centros de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS que vêm possibilitando uma nova visão sobre esses serviços e necessita das equipes técnicas, os municípios, as ONGs e outras entidades a adequação das normativas internacionais e nacional para o acolhimento e a preservação dos vínculos Familiar.

A especialização é toda a distância. As aulas serão ministradas pelo sistema eureka que é uma modalidade própria da PUCPR para cursos à distância, no qual cada aluno terá seu login e senha para acessar a sala de aula virtual e ter acesso as vídeo aulas e materiais pertinentes. Não trabalhamos com aulas teleconferências. No início do curso ocorrerá um módulo de ambientação com o sistema virtual para que os alunos se habilitem na utilização dessa ferramenta.

O curso é reconhecido pelo MEC, o que exige que a defesa do trabalho de conclusão de curso seja realizada de forma pública e presencial, bem como, exigência de prova presencial em torno de 60% (deverão ocorrer somente ao término do curso) do conteúdo ministrado ao longo do curso. Para tanto, existirá uma semana de atividades presenciais (no máximo 3 dias), na cidade de Curitiba/campus PUCPR onde ocorrerão seminários, prova presencial, defesa de trabalhos de conclusão de curso e outros, para finalização do curso de especialização.

Previsão de Cronograma

Início das aulas: 25 de agosto de 2014

Término das aulas: novembro de 2015

Entrega do trabalho de conclusão: 30 de janeiro de 2016

Para mais informações e inscrições http://especializacao.pucpr.br/lista-de-cursos/curso/?processoseletivo=406&curso=4505

 

Atenção: o que garante sua vaga no curso é o pagamento da matricula, que corresponde ao pagamento da 1º mensalidade.

Até o dia 30/07 a PUCPR está oferantando 50% de desconto na primeira mensalidade.

 

Informações sobre descontos:

10% de desconto em todas as mensalidades para ex-alunos associados à ALUMNI – Associação de Ex-alunos da PUCPR. Para associar-se acesse http://alumni.pucpr.br/cadastro-alumni/
Desconto para funcionários e colaboradores de empresas conveniadas: mediante convênio firmado com a PUCPR, uma política escalonada de descontos é aplicada aos colaboradores e associados, em função do número de alunos de uma mesma organização, matriculados em cursos de Especialização da PUCPR

Para obter maiores informações sobre os convênios e os respectivos descontos, entre em contato pelo telefone (41) 3271-1515 (SIGA) ou pelo e-mail ec.convenios@pucpr.br.

A PUCPR possui uma política para concessão de benefícios (bolsas e descontos) que possibilita, em alguns casos, a redução do valor da mensalidade do curso de especialização.  Pode obter bolsas e descontos, o aluno de especialização que se encontrar em alguma das situações a seguir:
Tenha concluído outros cursos na PUCPR e seja filiado à associação de Ex-Alunos da PUCPR.
Tenha concluído curso de graduação na PUCPR e sido agraciado com o prêmio Marcelino Champagnat.
Tenha concluído curso de graduação na PUCPR e exercido atividades de monitoria.
Tenha concluído curso de graduação na PUCPR e sido bolsista de iniciação científica (PIBIC) por pelo menos dois anos.
Seja colaborador da Província Marista do Brasil Centro-Sul.
Seja religioso católico (por exemplo: sacerdote, irmã ou irmão consagrado à vida religiosa).
Esteja cursando outro curso de especialização na PUCPR.
Tenha dependente matriculado na PUCPR.
Seja cônjuge ou dependente de aluno matriculado na PUCPR.
Esteja vinculado a uma organização conveniada à PUCPR.
Os percentuais de redução de mensalidade variam de uma situação para outra e, em alguns casos, a redução só é possível a partir da segunda mensalidade. Para obter as informações específicas de cada situação, bem como informar-se sobre procedimento de solicitação de bolsas e descontos deve-se enviar mensagem para ec.atendimento@pucpr.br ou entrar em contato com a Secretaria de Educação Continuada, pelos telefones: (41) 3271-1521 ou (41) 3271-1742?


Bookmark and Share