Palestra Divórcio de casais, pais inseparáveis

Autor: 
Ana Carolina Rios

Na última quinta-feira (02/05) recebemos na AASPTJ-SP a importante visita da psicóloga e psicanalista da França, Marlene Iucksch.

Marlene falou para 40 psicólogos e assistentes sociais sobre o tema “Divórcio de casais, pais inseparáveis”, a partir de sua experiência no Service Social de l'Enfance de Paris, serviço convencionado com Tribunal pour enfants de Paris, especializado na proteção à infância e à adolescência em situação de perigo.

A psicanalista falou sobre a complexidade do trabalho com casos que envolvem crianças e adolescentes nas cenas de separação conflitiva dos adultos, sobre a alienação infantil e a dependência aos pais e responsáveis. “A meu ver são casos graves e difíceis, pois demandam muita energia do profissional e, muitas vezes, trazem resultados pequenos de trabalho”, afirmou.

Marlene fez uma reflexão sobre as noções de “casal” e “pais”, que correspondem a posições subjetivas distintas e de como, em muitos casos, o casal “inseparado” continua a existir de outra forma, colocando a criança em posição de “objeto de união perpetuada”. Falou sobre o lugar da criança diante dos conflitos dos pais e o peso que lhe é incumbido diante das decisões que precisam ser tomadas. “A criança acaba vivendo no terreno do outro, dos adultos, de pessoas que ‘conquistaram’ a maturidade de decidir por ela. É pesado para a criança não ter quem decida por ela”, explicou. “Não podemos determinar que a criança é livre. Ela não é livre nem subjetivamente nem socialmente. Ela precisa de parâmetros e não pode tomar decisões”, completou.

Ela também apresentou dois estudos de caso em que trabalhou para ilustrar estas complexas questões.

A palestra foi gravada e estará à disposição, juntamente com a apresentação de slides usada durante a palestra, dos associados/equipe que poderão solicitar este material pelo e-mail: aasptjsp@aasptjsp.org.br


Bookmark and Share