Planejamento estratégico AASPTJ-SP
Qual é a identidade da AASPTJ-SP? O que queremos para a nossa Associação? Foi com estas questões na cabeça que a diretoria, o Conselho de Representantes, funcionários e assessores estiveram reunidos sexta, sábado e domingo (14 a 16/02) para elaborar um planejamento estratégico.
Sob a coordenação da assistente social e consultora de processos de desenvolvimento Marlene Salomé, pensamos e discutimos as ações prioritárias para a gestão 2013-2017.
Os trabalhos iniciaram-se com uma palestra de análise de conjuntura econômica e política do Brasil contemporâneo, com o professor Dr. Marcelo Braz. Ele nos trouxe uma visão de conjuntura grave, na qual vemos a grande imprensa “fazendo cerco à democracia, em nome da própria democracia”. Ele trabalhou com o exemplo do caso recente do cinegrafista Santiago, morto ao ser atingido por um rojão durante a cobertura de uma manifestação no Rio de Janeiro. O caso gerou polêmica e boa parte da mídia conclamou o governo a agir duramente contra as manifestações populares. Para ele, a “grande interrogação da atual conjuntura não é apenas qual é o impacto das manifestações da jornada de junho na copa, mas sim qual é o impacto na conjuntura político-eleitoral que estamos vivendo”.
Marcelo trabalhou com o conceito de que “não há capitalismo sem crise” e afirmou que o sistema capitalista, dos anos 70 em diante, já não consegue mais produzir mecanismos de superação da crise. As jornadas de junho representaram a explosão das contradições do capitalismo: “é um grito contra o sequestro do fundo público, um grito contra os baixos salários, contra o estado burguês, contra a polícia, contra o sistema público brasileiro, contra os partidos. É um cansaço do esquema político representativo brasileiro.”
O sábado e o domingo foram dias de intenso trabalho. Na primeira etapa refletimos sobre como vemos a Associação hoje, quais são as questões que procuramos respostas e que precisam transformar-se em ações. Em seguida, trabalhamos em grupos divididos por temas específicos. Por fim, chegamos a uma divisão de três grandes eixos de trabalho, que serão responsáveis por executar o planejamento estratégico:
1) Ações voltadas para o associado (capacitação, mobilização e fortalecimento do Conselho de Representantes). Este grupo é mais responsável para pensar as ações internas da AASPTJ-SP;
2) Comunicação e Produção de conhecimentos: eixo que permeia tanto as ações internas como as externas;
3) Representação de interesses: estará voltado mais para as ações externas da Associação de articulação política, no qual representamos os pleitos das duas categorias junto ao Tribunal, compreendendo o relacionamento com outras entidades do TJ, conselhos profissionais e outros órgãos, como por exemplo, CNJ, STJ, e até Cortes Internacionais e grandes Organizações de Direitos Humanos.