Posse da Gestão Conexão Histórica (2013-2017)
No último dia 28 a diretoria eleita da AASPTJ-SP para a gestão 2013-2017 tomou posse. Os novos diretores – Gestão Conexão Histórica – receberam associados e convidados no Circolo Italiano, em São Paulo. Representantes da ex-diretoria – Participação e Compromisso – também estavam presentes para a passagem da administração da Associação. A mestre de cerimônias foi a assistente social associada Maria Terra.
O desembargador Ademir de Carvalho Benedito, representando o presidente do Tribunal de Justiça, afirmou ser uma honra para ele prestigiar a solenidade. “Tenho o privilégio de trabalhar com assistentes sociais e psicólogos desde o início da atuação destes profissionais no Tribunal”, expôs. Ele lembrou que presenciou a posse da primeira diretoria eleita da AASPTJ-SP.
Ricardo Felício Scaff, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral, representando o corregedor, desembargador José Renato Nalini, apontou a importância do trabalho dos assistentes sociais e psicólogos no Judiciário e desejou boa sorte na gestão.
O representante do CRP-SP José Ricardo Portela falou sobre o reconhecimento do Conselho sobre a importância do trabalho dos profissionais no âmbito jurídico e a preocupação com as dificuldades que enfrentam diariamente.
Representando os psicólogos da gestão Participação e Compromisso, que findou seus trabalhos no dia 28, a primeira tesoureira, Esther Katayama, expôs sobre o desafio de representar as duas categorias. “Quando assumimos há quatro anos vimos o trabalho que teríamos não só para representar, mas para congregar assistentes sociais e psicólogos pela luta em prol da categoria.” Esther também lembrou importantes ações que marcaram a gestão, como por exemplo a união das entidades representativas dos servidores durante a greve de 2010, a pesquisa sobre a saúde dos servidores do Judiciário, a abertura do diálogo com a atual Presidência do TJ, ente outras coisas.
Maria Helena Correa, primeira secretária, falou pelos assistentes sociais da ex-diretoria. Ela trouxe a relevância da luta, que pautou e continuará pautando o trabalho da AASPTJ-SP. Falou também sobre uma grande conquista da categoria que trará nova força para a luta por melhores condições de trabalho: a criação da Associação Nacional dos Assistentes Sociais e Psicólogos da Área Sociojurídica.
Eduardo Campos Neves, primeiro tesoureiro empossado, expressou a importância da continuidade do trabalho iniciada pela gestão interior, com a participação de todos. Ilustrou sua fala com a famosa citação: "Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho. Quando sonhamos juntos, é o começo da realidade".
Por fim, a presidente, Elisabete Borgianni, pronunciou-se lembrando de que a eleição da chapa Conexão Histórica ratificou a confiança dos associados no trabalho iniciado pela gestão anterior (a atual diretoria foi eleita com 93% dos votos válidos). “Isso nos dá a legitimidade de continuarmos a atuação, mas faz pesar sobre nossos ombros uma imensa responsabilidade de corresponder às altas expectativas dos nossos associados”, alegou, apontando também o quanto a AASPTJ-SP cresceu ao longo de seus vinte anos, tornando-se referência nacional e internacional.
Contamos também com a presença de representantes de outras entidades do Judiciário (Carlos Alberto Marcos, da Assojuris, Mauricio Carlos Queiroz, da Affocos, Yvone Barreiros Moreira, da Aojesp e Maria Irene Rizzo, da Asjcoesp), da Defensoria Pública e da Fundação Casa. O coordenador da Infância e Juventude do TJ-SP, desembargador Antonio Carlos Malheiros, também prestigiou o evento.