Presidente da AASPTJ-SP participa de 7º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais

O Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul completou em maio seu cinquentenário. Para comemorar esta marca e o dia do assistente social (15/05), o CRESS-RS realizou o 7º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais.

Realizado nos dias 16 e 17 de maio, em Porto Alegre, o evento teve como tema "Serviço Social na luta contra a exploração no trabalho".

A presidente da AASPTJ-SP, Elisabete Borgianni, participou do encontro como uma das debatedoras da mesa que teve como tema: “O trabalho do/a assistente social nos espaços sócio-ocupacionais sociojurídico, movimento social e responsabilidade social”.

Após instigante reflexão do professor Ricardo Antunes sobre as atuais condições de precarização e fragmentação do trabalho no mundo todo, e da crescente barbarização da vida social, Elisabete discorreu sobre a importância do trabalho dos assistentes sociais da área sociojurídica. Destacou que estes profissionais estão na linha de frente da luta pelo acesso a direitos de amplas parcelas de trabalhadores. Seja nos Tribunais de Justiça, nas Defensorias, no Ministério Público, no Sistema Prisional ou atuando nas medidas socioeducativas, os assistentes sociais estão hoje defrontados com o risco de fragilização de suas prerrogativas profissionais e também eles, enquanto trabalhadores precisam organizar-se para enfrentar a precarização de sua formação profissional e o desrespeito ao seu trabalho nos vários espaços sócio-ocupacionais que compõem a área sociojurídica. Trabalhando em equipes multiprofissionais ou isoladamente têm muitíssimo a contribuir para a efetiva realização do chamado Estado Democrático de Direito e não têm que se colocar de forma subalterna perante juízes, promotores ou direções de instituições, e sim elaborar seus projetos de forma coletiva e coerente com os parâmetros éticos e políticos que o Serviço Social brasileiro desenvolveu nos últimos quarenta anos.


Bookmark and Share