Psicologia, Direitos Humanos e Relações com a Justiça
As diretoras da AASPTJ-SP Esther Katayama, primeira tesoureira, e Mônica Carteiro, segunda tesoureira, participaram no último dia 20 do evento “Psicologia, Direitos Humanos e Relações com a Justiça”, promovido pelo CRP.
Foram realizadas duas mesas redondas: “Psicologia e Interface com a Justiça”, que contou com a participação da psicóloga associada Evani Zambon Marques da Silva, e “Direitos Humanos e Situações de Privação de Liberdade”. Ambas foram bastante elucidativas e subsidiaram os grupos de trabalho para a elaboração de teses para p VII Congresso Nacional de Psicologia.
Esther participou também do pré-congresso organizado pelo CRP-SP e foi eleita delegada para o COREP - Congresso Regional da Psicologia da 6ª região, a ser realizado em abril.
Com isso, poderá contribuir de maneira efetiva para dar maior visibilidade às questões da Psicologia Jurídica.
Acreditamos que a aproximação com CRP-SP é extremamente importante e necessária para o fortalecimento dos psicólogos e para a consolidação do projeto ético-político da profissão, em especial neste ano de realização do Congresso Nacional de Psicologia, que ocorrerá em junho. Por isso, estimulamos a participação dos associados psicólogos nos eventos preparatórios e, em especial, nos pré-congressos de sua região (vide datas e locais no site do CRP: www.crpso.org.br), ocasiões em que poderemos construir e escolher teses que contemplem questões da Psicologia Judiciária, colaborando para que estas sejam elencadas como parâmetros e prioridades das ações do Conselho Federal e Regionais de Psicologia no próximo triênio.