Representante de assistentes sociais de Moçambique visita AASPTJ-SP

Autor: 
Ana Carolina Rios

No último dia 26 de maio, a AASPTJ-SP recebeu em sua sede António Álvaro Francisco, assistente social de Moçambique. Ele trouxe um pouco da situação dos profissionais do Serviço Social do país africano.

Moçambique tornou-se independente em 1975. O país voltou a formar assistentes sociais há apenas oito anos. Até o momento, conta com técnicos de formação média e básica e outros profissionais como psicólogos, sociólogos e economistas sociais para exercerem a função de assistente social.

António explicou que os profissionais moçambicanos estão organizando-se em uma associação com o objetivo de defender não apenas a classe profissional, mas, e sobretudo, trabalhar na discussão sobre as formas de intervenção junto aos diversos beneficiários de programas que se enquadram nas politicas sociais do governo.

Neste sentido, estando em viagem no Brasil, aproveitou o momento para visitar a AASPTJ-SP para conhecer a história e a dinâmica desta entidade, bem como da AASP Brasil, entender como assistentes sociais e psicólogos brasileiros organizam-se politicamente e como classe profissional.

Pela AASPTJ-SP participaram a presidente, Elisabete Borgianni, a assessora administrativa Marcia Miranda Gonsalves e a consultora Maria Magdalena Alves. Pela AASP Brasil participou a conselheira consultiva Cintia Aparecida da Silva.


Bookmark and Share