Reunião Pesquisa Saúde do Servidor: Consulta pública no CNJ
Em 15 de dezembro, ocorreu mais uma reunião sobre a pesquisa Saúde e Condições de Trabalho no TJ-SP com a presença de Elisabete Borgianni, Esther Katayama, Magda Melão, Maria Helena Correa, Maristela Colombo, Mônica Carteiro, Vilma Regina da Silva e Wanderli Caruso (AASPTJ-SP), Hugo da ASSOJUBS e Dirceu da ASSOJURIS, além da socióloga Agda Delía.
Conforme comunicado por e-mail, esta reunião foi marcada para definição das entidades parceiras e termos do contrato, além de dar continuidade à discussão sobre os critérios para a realização da pesquisa. Além da AASPTJ-SP, três entidades reiteraram o interesse nessa parceria: AFFOCOS, ASSOJUBS e ASSOJURIS.
Houve rica discussão sobre a dinâmica institucional, a fragmentação dos diversos segmentos de trabalhadores e a falta de comunicação advindas da própria estrutura hierarquizada, imposta pela organização adoecedora do trabalho, a desigualdade decorrente da concentração do poder na mão de poucos, em detrimento do apoderamento da maioria.
Outro tema abordado foi a consulta pública que ocorrerá no CNJ em 16 de janeiro de 2012 sobre possíveis propostas para promoção de saúde dos magistrados e servidores dos Tribunais de Justiça brasileiros. A AASPTJ-SP, ASSOJUBS, AFFOCOS e ASSOJURIS irão enviar conjuntamente propostas que assegurarem a garantia de direitos dos trabalhadores de ter condições de trabalho condizentes com a preservação da saúde física e mental.
A próxima reunião ocorrerá em 23 de janeiro de 2012.