Reuniões em 13 capitais dão início à fase Pró-Copa do Projeto Nacional de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Projeto Nacional de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, desenvolvido pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), promoveu em setembro reuniões preparatórias para as oficinas da fase Pró-Copa.
O objetivo dos encontros, realizados nas 12 cidades-sede do Mundial de 2014 e em João Pessoa, foi o de sensibilizar os representantes das atividades privadas da área de turismo – o chamado trade turístico – e autoridades estaduais e municipais sobre a importância do projeto como instrumento de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o megaevento esportivo.
As reuniões preparatórias para a fase Pró-Copa do projeto deram prosseguimento aos cursos de formação para a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes para pessoas envolvidas na atividade turística. Esses cursos foram realizados em 17 estados brasileiros em 2010, uma vez que os estados da Região Nordeste receberam a formação em dezembro de 2009.
Os encontros promovidos pelo projeto em setembro tiveram um público-alvo formado por empresários e representantes de entidades das áreas de agências de turismo, hotelaria, bares e restaurantes, entre outras, de organizações não governamentais com atuação na área da infância e da juventude e de universidades. Autoridades municipais e estaduais também participaram das reuniões.
O principal objetivo do projeto é sensibilizar os segmentos envolvidos com o turismo sobre a necessidade de desenvolver ações articuladas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes – um problema que afeta todo o mundo e que no Brasil tem maior incidência nas grandes cidades litorâneas e nos municípios turísticos do interior. A prevenção a esse crime faz parte da estratégia do país de avançar na garantia dos direitos humanos e na qualidade de vida da população.
As reuniões preparatórias para a fase as oficinas da fase Pró-Copa foram realizadas em Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Salvador. Além das 12 cidades-sede, o projeto também promoveu um encontro em João Pessoa, subsede do Mundial de 2014.