Seminário Atendimento e escuta judicial de crianças e adolescentes no Sistema de Justiça: proteção e garantia de direitos
Seminário: "Atendimento e Escuta Judicial de Crianças e Adolescentes no Sistema de Justiça: proteção e garantia de direitos"
Data: 23/10/2015
Local: Salão Pleno do Tribunal de Justiça ES
8h - Credenciamento
8:30h - Mesa de abertura - Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário
(FASP), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
9h - Mesa: Construção de possibilidades de atendimento e escuta respeitosa e protetiva no sistema de Justiça: a importância do trabalho articulado da rede de proteção.
Murillo José Digiácomo (MP-PR) - Promotor de Justiça no Estado do Paraná, atuando junto ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente. Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Lisboa.
10h - Mesa: O atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual na perspectiva da proteção integral e da prioridade absoluta.
Lígia Maria Vezarro Caravieri (Centro Regional de Atenção aos Maus-Tratos na Infância-
SP) Especialista em Psicologia Clínica. Especialista em Violência Doméstica pelo Laboratório da Criança do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Coordenadora Técnica do Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI) do ABCD.
11h - Debate
12h - intervalo para almoço
13:30h – Mesa: Problematizações sobre o depoimento especial: suas implicações e aspectos jurídicos e éticos.
Alexandre Morais da Rosa (TJ-SC) - Juiz de Direito (SC). Doutor em Direito (UFPR), com estágio de pós-doutoramento em Direito (Faculdade de Direito de Coimbra e UNISINOS). Mestre em Direito (UFSC). Professor Adjunto de Processo Penal e do CPGD (mestrado) da UFSC. Coordena o Grupo de Pesquisa Judiciário do Futuro (cnpq).
14:30h - Competências e autonomia profissional na escuta de crianças e adolescentes: o
profissional como intérprete e as implicações ético-políticas.
Juliana Iglesias Melin - Conselho Federal de Serviço Social - Assistente Social. Mestrado em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda no Programa de Pós-graduação emServiço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora assistente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Conselheira membro do Conselho Fiscal do CFESS na atual gestão (2014/2017).
Josiane Gomes Soares - Conselho Federal de Psicologia - Psicóloga. Especialista em
Psicanálise e Direito pelo Unicentro Newton Paiva. Atualmente, realiza formação em Psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise, é psicóloga clínica, responde pela Gerência de Mobilização Institucional na Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial de BH desde abr/2011, além de integrar o quadro de professores auxiliares da Academia da Polícia Militar MG. Representa o Conselho Federal de Psicologia no CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
15:30h - Debate
17h - Encerramento