Seminário Internacional - Abordagem psicológica no enfrentamento à violência doméstica
Data: 19 de agosto (segunda-feira)
Horário: das 15 às 18 horas
Inscrições:
https://docs.google.com/a/palasathena.org.br/forms/d/1TZjRnjIIlBIBvKb383K4bAytHXdgDgZNz6_KOSXEeQw/viewform
Serão entregues certificados assinados pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e a Palas Athena. A entrada é franca.
Com Profa. Dra. Valerie Wynn
“A violência contra a mulher é um problema de saúde global e de proporções epidêmicas”, declarou Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde. Muitas pessoas convivem com a violência doméstica , não apenas mulheres, mas homens, idosos, crianças e homossexuais, sendo essa permeada de mitos, fantasias, medos e preconceitos. A vivência de uma agressão física ou sexual no ambiente familiar causa graves consequências físicas, psicológicas e sociais, tendo as redes de acolhimento às vítimas uma importância fundamental. Estudos mostram que os problemas domésticos não são a causa da violência doméstica, mas sim a necessidade obsessiva de controle do agressor sobre a vítima que, no entanto, está aterrorizada e tem vergonha de pedir ajuda. A Professora Valerie Wynn irá compartilhar sua experiência de 17 anos na área, abordando a importância de oferecer às vítimas serviços de apoio adequados e eficazes.
Tópicos a serem abordados:
• A nova abordagem ‘Esclarecida’ de defesa de vítimas – Como de fato empoderar as vítimas através da escolha.
• A importância de oferecer serviços de defensoria muito tempo depois que o abuso termina.
• Planejamento de segurança emocional para vítimas, crianças e defensores.
• Detectando e superando barreiras para a independência completa e liberdade dos sobreviventes.
• Modelos de serviços para vítimas: Redes e Centros do tipo “poupa tempo” – Prós e Contras.
• Chegando a uma abordagem holística de defesa de vítimas.
• Como melhorar o fluxo dos serviços para vítimas através de relacionamentos pessoais entre defensores, incluindo os agentes policiais.
Valerie Wynn é doutoranda em psicologia pela Tennesse State Universit y, EUA. Fundou o Centro Mary Parrish para vítimas de violência doméstica e sexual (www.maryparrish.org), uma organização que integra serviços de polícia, tribunais, aconselhamento psicológico, saúde, apoio à criança, abrigos temporários, oportunidades de emprego, necessidades imediatas, e outros, disponíveis para vítimas de abuso sexual (sejam mulheres ou homens, hetero ou homossexuais), seus filhos, e também idosos . Com 17 anos de experiência na área, três deles foram dedicados a assessorar a Divisão de Violência Doméstica do Departamento de Polícia de Nashville. É atualmente Diretora da Wynn Consulting Inc (www.markwynn.com), uma consultoria dedicada ao treinamento e prevenção de violência sexual que oferece formação para profissionais dedicados ao primeiro atendimento, policiais, defensores de vítimas, médicos e psicólogos, juízes, legisladores e assistentes sociais.