strict warning: Declaration of views_handler_filter_node_status::operator_form() should be compatible with views_handler_filter::operator_form(&$form, &$form_state) in /home/aasptjsporg/public_html/antigo/sites/all/modules/views/modules/node/views_handler_filter_node_status.inc on line 0.

Seminário reúne 480 assistentes sociais do TJ mineiro

Autor: 
Elisabete Borgianni, presidente

Encerrou-se hoje em Belo Horizonte o VII Seminário Estadual de Assistentes Sociais do TJ-MG, que teve início no dia 24 com o tema “O Serviço Social no Campo Judiciário e as políticas públicas”.


A presidente da AASPTJ-SP, a assistente social Elisabete Borgianni, foi convidada para fazer a Palestra Magna, na abertura do evento, discorrendo sobre o tema “O protagonismo dos assistentes sociais do Tribunal de Justiça frente ao direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária”.


Segundo Elisabete, o evento reuniu a quase totalidade dos colegas que trabalham no TJ mineiro - aproximadamente 500 no total - sendo que a Escola Judicial (órgão do Tribunal), custeou a hospedagem e a alimentação de todos os participantes.


Na abertura, o desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro, segundo vice-presidente do TJ-MG e superintendente da Escola Judicial fez importante pronunciamento sobre o valor e a importância dos assistentes sociais para o Tribunal daquele Estado, destacando o quanto o mesmo ficou fortalecido após a criação dos cargos de assistentes sociais em todas as comarcas. Segundo palavras do desembargador, “hoje ninguém mais admite o trabalho da Justiça sem um assistente social”.


A presidente do CRESS-MG, a assistente social Rosângela Pinheiro Damaso, também expressou a importância do trabalho dos colegas no Tribunal para a garantia de direitos.


Os temas debatidos nas várias mesas e oficinas do seminário foram: Lei Maria da Penha; Mediação de Conflitos; Judicialização dos Conflitos Sociais; Guarda Compartilhada; Articulação em Rede; Política Nacional de Assistência Social e sua interlocução com a prática do Serviço Social no Judiciário; Fortalecimento dos grupos de assistentes sociais judiciais através da vinculação com a Escola Judicial; Demandas dos assistentes sociais do campo sócio-jurídico frente ao Conjunto CFESS/CRESS; Cadastro Nacional de adoção, sua operacionalização pelo TJ-MG e as modificações advindas da nova Lei da Adoção n. 12.010/09; Identidade profissional do assistente social.


Além de ser um importante momento de capacitação e de articulação entre os profissionais do Estado todo, o evento propiciou o encontro dos membros dos 12 grupos regionais que os colegas do TJ mineiro criaram.


Todos ficaram muito entusiasmados com a possibilidade de maior articulação com os colegas do Estado de São Paulo, por meio da AASPTJ-SP, dando vários depoimentos sobre a frequência com que vêm consultando o site da nossa Associação e de como ali encontram referências para também pensar o seu cotidiano de trabalho e de lutas mais gerais. Aguardam ansiosos o retorno do site após a invasão do hacker que obrigou que a Associação o tirasse do ar e promovesse uma atualização, que logo estará concluída.


Interessaram-se também em saber e debater como estamos lidando com as péssimas condições de trabalho e o volume de processos que chegam às equipes técnicas, muito desproporcional à sua capacidade de absorção.


Bookmark and Share