Vídeos sobre Proteção Integral à Criança e ao Adolescente

A Série Proteção Integral à Criança e ao Adolescente tem o objetivo de construir um material didático que possa servir de apoio aos profissionais que atuam nas diversas instituições de proteção às crianças e adolescentes e também às famílias envolvidas.

 A ideia de criar esse conjunto de vídeos sobre acolhimento institucional, reintegração familiar, cadastro de adoção e diferentes adoções surgiu a partir de discussões durante as reuniões ocorridas desde 2003, entre psicólogos e assistentes sociais da equipe interdisciplinar do Fórum da Comarca de Ribeirão Preto e membros do CINDEDI (Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil – USP/RP), coordenado pela Profa. Dra. Maria Clotilde Rossetti-Ferreira. 

Nessas discussões percebeu-se que o trabalho junto àqueles que estão nestas situações - crianças vítimas de abandono ou em situação de negligência, acolhidas provisoriamente, adotadas; famílias biológicas, substitutas, adotantes e profissionais da área - poderia ganhar muito em qualidade com a produção de vídeos que dessem apoio ao trabalho daqueles envolvidos com estas questões.    

Vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), convidado a se inscrever na UNESCO desde 1995, e coordenado pela Prof. Dra. Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, o CINDEDI integra docentes, pesquisadores e alunos, cujo foco de estudo e atuação é o desenvolvimento humano, com especial ênfase no desenvolvimento de crianças de camadas populares em contextos de educação coletiva, tais como creches, pré-escolas e abrigos (hoje nomeados como serviços de acolhimento institucional). 

A parceria CINDEDI - Equipe Interprofissional do Fórum trouxe vários benefícios para os membros da equipe do Fórum e para os pesquisadores, uma vez que o encontro da teoria e prática ampliou o olhar e a discussão de todos os profissionais. O grupo se envolveu, ao longo de seu percurso, em ações em Ribeirão Preto e cidades da região no sentido de contribuir para as temáticas da infância, adolescência e famílias que vivem situações de acolhimento, adoção e outras.       

Vale destacar que as pesquisas culminaram na publicação do artigo Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas, que oferece um panorama sobre as pesquisas realizadas pelo grupo[1]. E ainda houve a publicação do livro O Acolhimento institucional na perspectiva da criança, baseado em dados das pesquisas que se propuseram a investigar a perspectiva da criança sobre o acolhimento institucional.[2] 

Formou-se uma equipe central de produção composta por: Solange Aparecida Serrano, psicóloga do Fórum de Ribeirão Preto, doutora pela FFCLRP, Ana Cecília Chaguri, psicóloga, mestre pela FFCLRP-USP, Helenita Sommerhalder Miike, jornalista e mestre pela FFCLRP-USP, Genecy Duarte Barros, assistente social do Fórum de Ribeirão Preto, Nina Rosa do Amaral Costa, psicóloga e pós-doutora pela FFCLRP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, além da cooperação sistemática de outros colaboradores especiais em cada vídeo/dvd. 

Utilizou-se a técnica flash (uma técnica simples em que os desenhos são feitos diretamente no computador); entrevistas e debates com especialistas, pesquisadores e profissionais da área; depoimentos de famílias, além de um encarte, sugerindo roteiros para a discussão de tópicos, após a apresentação do vídeo, visando sua facilitação e aprofundamento. 

A série Proteção Integral à Criança e ao Adolescente é composta por quatro vídeos: 

1)    “Que casa é essa? O abrigo enquanto um acolhimento de qualidade à criança e ao adolescente” (2007) (21 min.). Discute vários aspectos do acolhimento institucional, visando oferecer subsídios aos profissionais para a promoção de ambientes e programas adequados ao desenvolvimento integral e saudável de crianças e adolescentes. 

2)    “Delicada Escolha: uma família para a criança e uma criança para a família” (2008) (31 min.). Destina-se aos candidatos à adoção que procuram o Fórum para se cadastrar, de maneira a  prepará-los para os assuntos que serão abordados na entrevista de  cadastro. Além disso, fornece material reflexivo e de apoio  para os profissionais da equipe interdisciplinar das Varas de  Infância e Juventude que realizam essa entrevista, auxiliando-os a  investigar as possíveis opções de cada candidato. 

3)    “Diferentes Adoções – uma nova cultura de acolhimento” (2008) (30 min.) Destina-se a candidatos à adoção e profissionais envolvidos com o tema. Propõe-se a discutir questões relacionadas ao acolhimento de grupo de irmãos, de crianças mais velhas  e/ou adolescentes, de portadores de deficiências físicas, mentais,  ou com alguma doença crônica e daqueles que já viveram experiências de “devolução”.

4)    “A gente volta para casa? Reflexões sobre o processo de reintegração familiar” (2009) (21 min.). Aborda o trabalho de reintegração familiar, destacando o trabalho com as famílias, crianças e adolescentes, na tentativa de auxiliar os profissionais. Ressalta ainda a importância da articulação do trabalho em rede.

O primeiro vídeo foi patrocinado pela Fundação Camargo Corrêa e apoio da AASPTJ-SP (Associação de Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) e os demais patrocinados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Foi também realizada uma edição conjunta dos quatro vídeos, financiada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da USP (Universidade de São Paulo).

Esta série se destina a futuros adotantes, à família de origem, às famílias substitutas, aos profissionais dos serviços de acolhimento institucional e familiar e aos diferentes profissionais envolvidos no Sistema de Garantias de Direitos (promotores, juízes, assistentes sociais, psicólogos, advogados, conselheiros tutelares, dentre outros). Além disso, os vídeos constituem recursos de capacitação para aqueles que atuam ou pretendem atuar com crianças e adolescentes (professores, estudantes, voluntários e outros).

Todos os vídeos e os respectivos encartes estão disponíveis para download no site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no endereço eletrônico: http://www.tjsp.jus.br/Institucional/Corregedoria/InfanciaJuventude.aspx

Além disso, a partir de setembro de 2010, o Conselho Nacional de Justiça, através de seu Departamento de Gestão Estratégica, disponibilizou no youtube os quatro vídeos nos links:

- Que casa é essa? http://www.youtube.com/cnj?gl=BR&hl=pt#p/u/6/Kla7LmFDleE

 

- Delicada escolha: http://www.youtube.com/cnj?gl=BR&hl=pt#p/u/4/PBXcUHiuljE

 

- Diferentes adoções: http://www.youtube.com/cnj?gl=BR&hl=pt#p/u/5/GXSp4W09vcQ

 

- A gente volta pra casa? http://www.youtube.com/cnj?gl=BR&hl=pt#p/u/7/13BGN0jLRdY

 

Para contato ou mais informações:
Solange Aparecida Serrano: solserrano@ibest.com.br
Profa. Maria Clotilde Rossetti-Ferreira: mcferre@usp.br



[1] Rossetti-Ferreira, M. C., Almeida, I. G., Costa, N. R. A., Guimarães, L. A., Mariano, F. N. Teixeira, S. C. P. & Serrano, S. A. (2012). Acolhimento de Crianças e Adolescentes em Situações de Abandono, Violência e Rupturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (2), 390-399.

[2] Rossetti-Ferreira, Serrano, S.A e Almeida, I. G. (orgs.) (2012). O acolhimento institucional na perspectiva da criança. São Paulo: Hucitec.


Bookmark and Share