AASPTJ-SP fala sobre violência sexual contra crianças e adolescentes em evento da Defensoria Pública em Jundiaí
No último dia 23, a presidente da AASPTJ-SP, Elisabete Borgianni, e a assistente social associada Aurea Fuziwara participaram como palestrantes do evento “O Serviço Social na defesa do atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de violência sexual”, organizado pela Defensoria Pública paulista na cidade de Jundiaí.
Aurea falou sobre o tema “Integralidade no atendimento: Fortalecimento na rede de proteção para o enfrentamento da revitimização”. Já Elisabete falou sobre “Depoimento Sem Dano: Revitimização ou efetivação de direitos?”. Ela reforçou em sua palestra posicionamento da Associação contrário às diversas metodologias de inquirição de crianças que têm surgido em diversas regiões do País e falou sobre a ação da AASPTJ-SP junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para suspensão do protocolo do TJ-SP, que institui o “Atendimento não revitimizante de crianças e adolescentes vítimas de violência”.
A plenária do evento era formada por trabalhadores de toda a rede de proteção, como conselheiros tutelares, servidores da saúde e da assistência social, agentes da guarda municipal, advogados e defensores de direitos humanos em geral.