ABPJ realiza consulta psicólogos sobre depoimento sem dano
O Conselho Federal de Psicologia encaminhou à ABPJ (Associação Brasileira de Psicologia Juridica) consulta sobre Depoimento sem Dano. Trata-se de uma ação relacionada ao Projeto "Depoimento sem Dano", no qual o psicólogo faz perguntas às vítimas de violência sobre a situação de abuso sexual em sala de vídeo. O profissional desenvolve a entrevista com a criança e utiliza uma espécie de esculta, a partir da qual o juiz realiza suas perguntas para serem repassadas à criança. O objetivo desta prática seria minimizar o sofrimento da criança frente a vários depoimentos que necessitaria realizar.
O CFP informa que o Projeto foi elaborado sem consulta ou participação de psicólogos e que psicólogos estariam sendo submetidos à realização da prática, mesmo sem concordar com alguns aspectos do projeto em questão.
O CFP solicitou apoio da ABPJ para que uma posição seja tomada. Por esta razão a ABPJ está solicitando que psicólogos atuantes na Vara de Infância apresentarem suas considerações a respeito em documento para que possam respaldar posisionamento da ABPJ.
Envie suas considerações para o e-mail: abpj@yahoogrupos.com.br This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it