strict warning: Declaration of views_handler_filter_node_status::operator_form() should be compatible with views_handler_filter::operator_form(&$form, &$form_state) in /home/aasptjsporg/public_html/antigo/sites/all/modules/views/modules/node/views_handler_filter_node_status.inc on line 0.

Atenção: Inquirição de crianças e adolescentes ou depoimento sem dano no TJ-SP

Autor: 
Ana Carolina Rios

Prezados assistentes sociais e psicólogos do TJ-SP,


Ontem (20/08), a presidente da AASPTJ-SP, Elisabete Borgianni, recebeu em seu e-mail pessoal convite/comunicado encaminhado pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-SP (veja aqui) para reunião que irá tratar da implantação de quatro projetos pilotos estaduais voltados a métodos especiais de inquirição de crianças e adolescentes (em Atibaia, Campinas, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul).


A justificativa da proposta (veja aqui) foi elaborada por um grupo de trabalho, ainda durante a gestão anterior da AASPTJ-SP.Conforme o convite/comunicado, a AASPTJ-SP terá de cinco a dez minutos para comentários sobre “generalidades que a categoria gostaria de observar sobre a implementação do projeto”. Sabemos que até o momento nós, assistentes sociais e psicólogos do TJ-SP, que estamos na linha de frente do trabalho com as crianças, adolescentes e famílias, não fomos chamados a debater tal “metodologia”.


Assim, entendemos que em uma semana não existe nenhuma possibilidade de debatermos amplamente com os associados a proposta elaborada pelo grupo de trabalho. E mesmo que houvesse tempo, certamente teríamos muito a contribuir, além das “generalidades”.

Nesse sentido, lembramos que, conforme já divulgado, a atual gestão da AASPTJ-SP tem, entre seus projetos, a discussão dessa temática com os assistentes sociais e psicólogos que, de fato, podem ter que executar mais esse trabalho. Após a reunião com a Coordenadoria, estaremos encaminhando novas informações e, em breve, vamos disponibilizar um fórum de discussão via site da AASPTJ-SP.


Veja alguns estudos a respeito:


- Parecer CFESS;
- Artigo Diga-me agora... O depoimento sem dano em análise
- Artigo Aspectos Jurídicos e psiquicos da inquirição da criança vitima de violência sexual intrafamiliar (clique aqui);
- Livro Depoimento sem medo - Culturas e práticas não-revitimizantes


Diretoria AASPTJ-SP
Gestão 2009-2013
Participação e Compromisso
  

AnexoTamanho
parecer_cfess_dsd.pdf267.95 KB
Diga-me agora.pdf88.29 KB

Bookmark and Share