O papel do psicólogo no processo de escuta de crianças e adolescentes
No último dia 11 de fevereiro, a tesoureira Esther Katayama participou da oficina regional do CRP-SP, representando a AASPTJ-SP. Nessa ocasião, foram elaboradas diversas contribuições para a Oficina Nacional que será realizada sobre o mesmo tema.
Em virtude da complexidade do tema “Escuta de Crianças” e suas diversas metodologias em especial o depoimento sem dano, pretende-se elaborar uma resolução que garanta o direito de crianças e adolescentes serem ouvidos e protegidos das situações de violência, bem como resguardar os profissionais no exercício profissional, de terem autonomia técnica e optarem por métodos condizentes com a ética da profissão. Para tanto, esta oficina procurou levantar contribuições para a elaboração desta resolução que terá posteriormente caráter nacional.
Consideramos essencial a participação dos colegas psicólogos judiciários nestes encontros que têm caráter consultivo e deliberativo de ações que certamente atingem a prática da psicologia jurídica. Dessa forma, incentivamos a participação de todos nos próximos encontros promovidos pelo CRP em sua sede:
Dia 20 de fevereiro (sábado), de 9h às 18h - Psicologia, Direitos Humanos e Relações com a Justiça.
Dia 23 de fevereiro (terça feira) – 18h às 22h – A atuação do Psicólogo em Serviços de Acolhimento
Participe! Informe-se e se inscreva através do site do CRP: www.crpsp.org.br